Descomplicando Pricing
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Início
  • Posts por Categoria
    • Pricing
    • Agronegócio
    • Custos
    • Planejamento
  • Vídeo e áudios
  • Livros
  • Sobre o Autor
  • Contato
  • Início
  • Posts por Categoria
    • Pricing
    • Agronegócio
    • Custos
    • Planejamento
  • Vídeo e áudios
  • Livros
  • Sobre o Autor
  • Contato
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Descomplicando Pricing
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Inicial Todas as categorias Pricing

Os desafios do pricing (3)

por Claudio Luiz Eckhard
18 de novembro de 2022
em Pricing
0
Os desafios do pricing (3)

A gestão de preços de venda é um dos centros nervosos de qualquer empresa.

A pressão é constante. De um lado estão seus acionistas, dirigentes e controllers exigindo metas de faturamento e rentabilidade. Do outro, seus clientes e até mesmo seus vendedores pressionando por preços “mais em conta”.

Isso sem mencionar seus competidores, sempre prontos a abocanhar uma parte de seu mercado, e as autoridades constituídas, alterando com frequência as regras do jogo e as variáveis macroeconômicas em vigor.

Para o gestor de preços, tais desafios podem ser representados da seguinte forma:

Figura limites do preço

Observe que existe um preço piso (mínimo) e um preço teto (máximo). Preços menores que o piso são preços aviltados e que causam prejuízo ao ofertante. Preços maiores que o teto são preços exagerados que fazem perder vendas e acabam excluindo o produto ou serviço do mercado.

Entre esses dois limites – preço piso e preço teto – estão os preços aceitáveis para o cliente e que geram algum lucro para o ofertante.

O preço praticado depende do nível de demanda e do grau de diferenciação do objeto de venda. Ou seja, quanto maior sua demanda, maior o preço, e quanto mais ele for diferenciado gerando valor para o cliente, maior o preço possível de ser cobrado. E vice-versa.

Esse é o jogo. Cabe ao gestor de preços, navegando entre esses extremos e sujeito às pressões internas e externas antes citadas, manipular as variáveis mercadológicas de forma a alcançar o melhor preço e o maior volume de vendas possível.

Parte dessas variáveis, como mercado comprador, concorrência e ambiente de negócio, são incontroláveis. Há muito pouco que o gestor de preços possa fazer. Outras, como o mix de produtos, a equipe de vendas e o esforço promocional, são controláveis. Mesmo assim, seu sucesso vai depender em grande parte de sua capacidade de negociação e adaptação. Tanto dentro como fora da empresa.

Em princípio, parece simples, mas, a bem da verdade, não é nada fácil. Os gestores que o digam.

Tags: 3
Claudio Luiz Eckhard

Claudio Luiz Eckhard

Autor de "Pricing no Agribusiness: preços, custos e margens".

Posts Relacionados

Como flexibilizar seus preços
Pricing

Como flexibilizar seus preços

25 de outubro de 2024
A dura verdade do pricing (45)
Pricing

A dura verdade do pricing (45)

25 de maio de 2024
Preço psicológico (44)
Pricing

Preço psicológico (44)

14 de maio de 2024

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVRO: PRICING NO AGRIBUSINESS


Quer melhorar sua margem?

Saiba como definir e gerenciar seus preços e melhorar a rentabilidade das vendas.

Pricing no Agribusiness: preços, custos e margens

SOBRE O AUTOR



Claudio Luiz Eckhard é consultor de empresas e autor dos livros “Ajustando o Rumo”, “Gestão pela Margem”, “A Empresa Saudável” e “Pricing no Agribusiness”.

POSTS RECOMENDADOS

O preço e o valor percebido pelo comprador (39)

O preço e o valor percebido pelo comprador (39)

29 de fevereiro de 2024
O posicionamento em relação aos concorrentes (37)

O posicionamento em relação aos concorrentes (37)

30 de janeiro de 2024

POSTS POPULARES

  • Agronegócio e agribusiness: tem diferença? (14)

    Agronegócio e agribusiness: tem diferença? (14)

    0 Ações
    Compartilhar 0 Twittar 0
  • Preço margem zero, é viável? (32)

    0 Ações
    Compartilhar 0 Twittar 0
  • Gestor de preços: o que faz? (9)

    0 Ações
    Compartilhar 0 Twittar 0

Posts Recentes

  • Como flexibilizar seus preços
  • O case da Kill-Insect (46)
  • A dura verdade do pricing (45)

Nuvem de Tags

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 46 47
  • Início
  • Posts por categoria
  • Vídeo e Áudios
  • Livros
  • Sobre o Autor
  • Contato

© 2023 Artebiz

Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Início
  • Posts por Categoria
    • Pricing
    • Agronegócio
    • Custos
    • Planejamento
  • Vídeo e áudios
  • Livros
  • Sobre o Autor
  • Contato

© 2023 Artebiz