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Inicial Todas as categorias Planejamento

O pricing e as diretrizes empresariais (7)

por Claudio Luiz Eckhard
16 de dezembro de 2022
em Planejamento
0
O pricing e as diretrizes empresariais (7)

Diretrizes empresariais do pricing são as regras que orientam a prática de preços do ofertante.

Existem quatro níveis de diretrizes do pricing: (1) o planejamento ou plano empresarial, (2) as estratégias de marketing, (3) as políticas de preços e (4) as táticas de preços.

Cada um desses níveis possui uma orientação predominante: a do planejamento empresarial é o lucro, a da estratégia de marketing é o cliente, a das políticas de preços é o valor a ser capturado e a das táticas de preços, a negociação propriamente dita, como ilustra o gráfico abaixo.

Figura niveis de diretrizes do pricing

Uma vez definido o planejamento empresarial, o que inclui a linha de produtos, o mercado decisóriosos recursos físicos e financeiros, os volumes de faturamento e as metas de rentabilidade, o ofertante precisa estabelecer as estratégias de marketing a serem utilizadas.

Uma estratégia de marketing orientada para o cliente é uma linha de ação articulada e de certa envergadura envolvendo as variáveis mercadológicas controláveis visando satisfazer necessidades e desejos do mercado comprador e consumidor da forma mais rentável possível.

De modo geral, existem duas espécies de estratégias de marketing: as de ampla e as de limitada envergadura.

As estratégias de ampla envergadura envolvem todas ou quase todas as variáveis mercadológicas controláveis: produto, preço, distribuição, força de vendas e publicidade e promoção. Em seu lugar, as estratégias de marketing de limitada envergadura tratam de somente uma ou poucas variáveis mercadológicas. Exemplos destas estratégias são produto e produto-preço.

As principais estratégias de marketing de ampla envergadura são: (1) imitação, (2) diferenciação, (3) diversificação, (4) segmentação, (5) enfoque, (6) competição via preços e (7) valorização da oferta.

Já como estratégias de marketing de limitada envergadura cabe mencionar: (1) melhoria do produto, (2) melhoria dos serviços, (3) desintermediação, (4) exploração de efemeridades, (5) atenuação do impacto financeiro, (6) redução do custo do ciclo de vida da oferta e (7) treinamento da força de vendas.

Por fim, complementando o planejamento empresarial e subordinadas às estratégias de marketing, são estabelecidas as políticas e as táticas de preços, sendo estes dois últimos níveis decisórios objetos de outras postagens.

Tags: 7
Claudio Luiz Eckhard

Claudio Luiz Eckhard

Autor de "Pricing no Agribusiness: preços, custos e margens".

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SOBRE O AUTOR



Claudio Luiz Eckhard é consultor de empresas e autor dos livros “Ajustando o Rumo”, “Gestão pela Margem”, “A Empresa Saudável” e “Pricing no Agribusiness”.

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