Descomplicando Pricing
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Início
  • Posts por Categoria
    • Pricing
    • Agronegócio
    • Custos
    • Planejamento
  • Vídeo e áudios
  • Livros
  • Sobre o Autor
  • Contato
  • Início
  • Posts por Categoria
    • Pricing
    • Agronegócio
    • Custos
    • Planejamento
  • Vídeo e áudios
  • Livros
  • Sobre o Autor
  • Contato
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Descomplicando Pricing
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Inicial Todas as categorias Planejamento

O pricing e as diretrizes empresariais (7)

por Claudio Luiz Eckhard
16 de dezembro de 2022
em Planejamento
0
O pricing e as diretrizes empresariais (7)

Diretrizes empresariais do pricing são as regras que orientam a prática de preços do ofertante.

Existem quatro níveis de diretrizes do pricing: (1) o planejamento ou plano empresarial, (2) as estratégias de marketing, (3) as políticas de preços e (4) as táticas de preços.

Cada um desses níveis possui uma orientação predominante: a do planejamento empresarial é o lucro, a da estratégia de marketing é o cliente, a das políticas de preços é o valor a ser capturado e a das táticas de preços, a negociação propriamente dita, como ilustra o gráfico abaixo.

Figura niveis de diretrizes do pricing

Uma vez definido o planejamento empresarial, o que inclui a linha de produtos, o mercado decisóriosos recursos físicos e financeiros, os volumes de faturamento e as metas de rentabilidade, o ofertante precisa estabelecer as estratégias de marketing a serem utilizadas.

Uma estratégia de marketing orientada para o cliente é uma linha de ação articulada e de certa envergadura envolvendo as variáveis mercadológicas controláveis visando satisfazer necessidades e desejos do mercado comprador e consumidor da forma mais rentável possível.

De modo geral, existem duas espécies de estratégias de marketing: as de ampla e as de limitada envergadura.

As estratégias de ampla envergadura envolvem todas ou quase todas as variáveis mercadológicas controláveis: produto, preço, distribuição, força de vendas e publicidade e promoção. Em seu lugar, as estratégias de marketing de limitada envergadura tratam de somente uma ou poucas variáveis mercadológicas. Exemplos destas estratégias são produto e produto-preço.

As principais estratégias de marketing de ampla envergadura são: (1) imitação, (2) diferenciação, (3) diversificação, (4) segmentação, (5) enfoque, (6) competição via preços e (7) valorização da oferta.

Já como estratégias de marketing de limitada envergadura cabe mencionar: (1) melhoria do produto, (2) melhoria dos serviços, (3) desintermediação, (4) exploração de efemeridades, (5) atenuação do impacto financeiro, (6) redução do custo do ciclo de vida da oferta e (7) treinamento da força de vendas.

Por fim, complementando o planejamento empresarial e subordinadas às estratégias de marketing, são estabelecidas as políticas e as táticas de preços, sendo estes dois últimos níveis decisórios objetos de outras postagens.

Tags: 7
Claudio Luiz Eckhard

Claudio Luiz Eckhard

Autor de "Pricing no Agribusiness: preços, custos e margens".

Posts Relacionados

O posicionamento em relação aos concorrentes (37)
Planejamento

O posicionamento em relação aos concorrentes (37)

30 de janeiro de 2024
Estratégias de ampla e limitada envergadura (22)
Planejamento

Estratégias de ampla e limitada envergadura (22)

15 de maio de 2023
O case Casella Wines (13)
Planejamento

O case Casella Wines (13)

1 de fevereiro de 2023

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVRO: PRICING NO AGRIBUSINESS


Quer melhorar sua margem?

Saiba como definir e gerenciar seus preços e melhorar a rentabilidade das vendas.

Pricing no Agribusiness: preços, custos e margens

SOBRE O AUTOR



Claudio Luiz Eckhard é consultor de empresas e autor dos livros “Ajustando o Rumo”, “Gestão pela Margem”, “A Empresa Saudável” e “Pricing no Agribusiness”.

POSTS RECOMENDADOS

Os propósitos endógenos do preço (35)

Os propósitos endógenos do preço (35)

22 de dezembro de 2023
Táticas de preço, que tal? (25)

Táticas de preço, que tal? (25)

25 de junho de 2023

POSTS POPULARES

  • Agronegócio e agribusiness: tem diferença? (14)

    Agronegócio e agribusiness: tem diferença? (14)

    0 Ações
    Compartilhar 0 Twittar 0
  • Preço margem zero, é viável? (32)

    0 Ações
    Compartilhar 0 Twittar 0
  • Gestor de preços: o que faz? (9)

    0 Ações
    Compartilhar 0 Twittar 0

Posts Recentes

  • O efeito Trump (49)
  • O preço justo de um livro (48)
  • Como flexibilizar seus preços (47)

Nuvem de Tags

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 46 47 48 49
  • Início
  • Posts por categoria
  • Vídeo e Áudios
  • Livros
  • Sobre o Autor
  • Contato

© 2023 Artebiz

Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Início
  • Posts por Categoria
    • Pricing
    • Agronegócio
    • Custos
    • Planejamento
  • Vídeo e áudios
  • Livros
  • Sobre o Autor
  • Contato

© 2023 Artebiz