Descomplicando Pricing
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Início
  • Posts por Categoria
    • Pricing
    • Agronegócio
    • Custos
    • Planejamento
  • Vídeo e áudios
  • Livros
  • Sobre o Autor
  • Contato
  • Início
  • Posts por Categoria
    • Pricing
    • Agronegócio
    • Custos
    • Planejamento
  • Vídeo e áudios
  • Livros
  • Sobre o Autor
  • Contato
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Descomplicando Pricing
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Inicial Todas as categorias Planejamento

Tipos de planejamento empresarial (10)

por Claudio Luiz Eckhard
5 de janeiro de 2023
em Planejamento
0
Tipos de planejamento empresarial (10)

Mesmo sendo por alguns desprestigiado – veja a esse respeito as obras de Mintzberg) – os planos empresariais continuam sendo importantes para a definição dos preços de venda de um ofertante pois, como disse o autor de “Alice no país das maravilhas”, se você não sabe aonde quer chegar qualquer caminho serve, não é verdade?

O planejamento empresarial é a ferramenta de gestão que estabelece um plano articulado de atuação para um determinado período de atividade. Voltado primordialmente para o tipo, volume e lucro das operações, ele deve conter os objetivos (metas) a serem perseguidos, os meios (recursos) a serem utilizados e as ações (procedimentos) a serem executadas.

Em que pese tais generalizações, existem vários tipos de planos de ação empresarial, cada um deles atendendo diferentes necessidades de informação.

Dentre os planejamentos mais conhecidos estão o plano de negócios, o orçamento corporativo e o planejamento ou plano estratégico empresarial, abordados a seguir.

Plano de negócios

O plano de negócios é a forma de planejamento utilizada por empresas majoritariamente iniciantes ou de pequeno porte para alavancar suas operações e atrair investidores (ver cartilha do Sebrae).

Bastante sintético, ele prioriza as atividades essenciais do empreendimento (core activities) sendo direcionado para demonstrar sua evolução e comprovar sua viabilidade econômico-financeira.

Em função da escassez de dados históricos do empreendimento, este tipo de plano depende basicamente de dados externos. Além disso, costuma enfatizar aspectos qualitativos, não necessariamente mensuráveis, dos empreendedores e do negócio em si, bem como abranger somente três a cinco anos de atividade.

Orçamento corporativo

O orçamento corporativo, por sua vez, é complexo e detalhado. Em algumas empresas ele é dividido em orçamento operacional, financeiro e de investimento, podendo cobrir vários exercícios fiscais.

Por sua natureza, ele costuma abordar somente aspectos quantitativos e quanto maior e mais antigo o empreendimento, maior o peso de seus dados históricos internos em relação aos dados de mercado.

Planejamento estratégico empresarial

Já o plano estratégico empresarial, seja ele anual ou plurianual, tende a ser mais complexo e detalhado que o plano de negócios, mesmo assim menos específico que o orçamento corporativo.

Por ser estratégico, ele prioriza os aspectos determinantes do sucesso do empreendimento ou fatores críticos de sucesso, de modo especial as questões mercadológicas, de lucratividade e de atendimento das demandas previstas. Porém, ao contrário do orçamento, ocupa-se tanto de aspectos quantitativos como qualitativos e, diferentemente do plano de negócios, suas metas qualitativas precisam ser mensuráveis.

Por fim, convém lembrar que dessas três ferramentas de planificação a mais indicada para orientar a definição dos preços de venda costuma ser o planejamento estratégico empresarial.

Tags: 10
Claudio Luiz Eckhard

Claudio Luiz Eckhard

Autor de "Pricing no Agribusiness: preços, custos e margens".

Posts Relacionados

O posicionamento em relação aos concorrentes (37)
Planejamento

O posicionamento em relação aos concorrentes (37)

30 de janeiro de 2024
Estratégias de ampla e limitada envergadura (22)
Planejamento

Estratégias de ampla e limitada envergadura (22)

15 de maio de 2023
O case Casella Wines (13)
Planejamento

O case Casella Wines (13)

1 de fevereiro de 2023

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVRO: PRICING NO AGRIBUSINESS


Quer melhorar sua margem?

Saiba como definir e gerenciar seus preços e melhorar a rentabilidade das vendas.

Pricing no Agribusiness: preços, custos e margens

SOBRE O AUTOR



Claudio Luiz Eckhard é consultor de empresas e autor dos livros “Ajustando o Rumo”, “Gestão pela Margem”, “A Empresa Saudável” e “Pricing no Agribusiness”.

POSTS RECOMENDADOS

Tipos de planejamento empresarial (10)

Tipos de planejamento empresarial (10)

5 de janeiro de 2023
Estratégias de ampla e limitada envergadura (22)

Estratégias de ampla e limitada envergadura (22)

15 de maio de 2023

POSTS POPULARES

  • Agronegócio e agribusiness: tem diferença? (14)

    Agronegócio e agribusiness: tem diferença? (14)

    0 Ações
    Compartilhar 0 Twittar 0
  • Preço margem zero, é viável? (32)

    0 Ações
    Compartilhar 0 Twittar 0
  • Gestor de preços: o que faz? (9)

    0 Ações
    Compartilhar 0 Twittar 0

Posts Recentes

  • O efeito Trump (49)
  • O preço justo de um livro (48)
  • Como flexibilizar seus preços (47)

Nuvem de Tags

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 46 47 48 49
  • Início
  • Posts por categoria
  • Vídeo e Áudios
  • Livros
  • Sobre o Autor
  • Contato

© 2023 Artebiz

Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Início
  • Posts por Categoria
    • Pricing
    • Agronegócio
    • Custos
    • Planejamento
  • Vídeo e áudios
  • Livros
  • Sobre o Autor
  • Contato

© 2023 Artebiz