Descomplicando Pricing
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Início
  • Posts por Categoria
    • Pricing
    • Agronegócio
    • Custos
    • Planejamento
  • Vídeo e áudios
  • Livros
  • Sobre o Autor
  • Contato
  • Início
  • Posts por Categoria
    • Pricing
    • Agronegócio
    • Custos
    • Planejamento
  • Vídeo e áudios
  • Livros
  • Sobre o Autor
  • Contato
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Descomplicando Pricing
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Inicial Todas as categorias Pricing

Táticas de preço, que tal? (25)

por Claudio Luiz Eckhard
25 de junho de 2023
em Pricing
0
Táticas de preço, que tal? (25)

As táticas de preços compõe a parte mais perceptível e pragmática das diretrizes de pricing de um ofertante. Elas são as ferramentas do dia a dia de gestores e agentes de venda.

Uma tática de preço é uma linha de ação de pequena envergadura, mais frequentemente de curta duração, que utiliza o preço como recurso predominante e que tem como objetivo principal o sucesso da negociação.

Não obstante o preço ser seu recurso predominante, outros podem ser a ele combinados como a composição física do produto, os serviços de entrega, a garantia da qualidade, o prazo de pagamento, os descontos e as bonificações.

As táticas de preços podem ser classificadas de acordo com sua gênese em proativas e reativas, de acordo com sua sustentabilidade em de preços sustentáveis e de preços suplementados, de acordo com a sua transitoriedade em de preços estáveis e de preços flexíveis e de acordo com sua conformidade em lícitas e ilícitas, tal como exposto no esquema a seguir.

No que diz respeito à sua gênese, as táticas proativas são aquelas patrocinadas pelo ofertante independentemente da ação de outras partes. Já as táticas reativas são aquelas pautadas pela antecipação ou reação do ofertante a movimentos dos compradores, de competidores ou das autoridades constituídas. As táticas denominadas ‘preço de penetração’, ‘preço psicológico’ e ‘preço de liquidação’ são, em princípio, proativas; as táticas ‘preço sob demanda’, ‘preço de barganha’ e ‘preço de combate’ são estritamente reativas.

Quanto à sua sustentabilidade, as táticas de preços sustentados são aquelas que produzem um resultado econômico satisfatório sem necessidade de vendas ou encargos que lhe suplementem. É o que acontece com as táticas ‘preço por região’, ‘preço premio’ e ‘preço de desnatamento’. Em seu lugar, as táticas de preços suplementados são aquelas cujos preços dependem da venda de outros produtos, de quantidades e encargos adicionais ou da execução de certos serviços para se tornarem economicamente viáveis. As táticas ‘preço isca’, ‘preço compensado’, preço de pacote’ e ‘preço por volume’ costumam apresentar essa característica.

Outra forma de classificá-las é, considerando sua transitoriedade, em táticas de preços estáveis e táticas de preços flexíveis. Nas táticas de preços estáveis os preços tendem a se manter constantes ao longo do tempo enquanto nas táticas de preços flexíveis eles são alterados a medida de sua conveniência. ‘Preço de tabela’, ‘preço de referência’ e ‘preço base’ são, no mais das vezes, preços estáveis; ‘preços para eventos’, ‘preço de licitação’ e ‘preços promocionais’, em geral, são preços flexíveis.

Por fim, quanto a sua conformidade, as táticas podem ser lícitas ou ilícitas. A esse respeito basta lembrar que a legislação brasileira proíbe o conluio de preço, o preço predatório, o preço fixo de revenda, o preço enganoso, a discriminação de preços e o dumping.

A rigor, no entanto, não existe uma tática purista, no sentido de não dispor de elementos que possam enquadrá-la em outra dessas categorias; algumas podem se encaixar em várias delas.

Tags: 25
Claudio Luiz Eckhard

Claudio Luiz Eckhard

Autor de "Pricing no Agribusiness: preços, custos e margens".

Posts Relacionados

Como flexibilizar seus preços
Pricing

Como flexibilizar seus preços

25 de outubro de 2024
A dura verdade do pricing (45)
Pricing

A dura verdade do pricing (45)

25 de maio de 2024
Preço psicológico (44)
Pricing

Preço psicológico (44)

14 de maio de 2024

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVRO: PRICING NO AGRIBUSINESS


Quer melhorar sua margem?

Saiba como definir e gerenciar seus preços e melhorar a rentabilidade das vendas.

Pricing no Agribusiness: preços, custos e margens

SOBRE O AUTOR



Claudio Luiz Eckhard é consultor de empresas e autor dos livros “Ajustando o Rumo”, “Gestão pela Margem”, “A Empresa Saudável” e “Pricing no Agribusiness”.

POSTS RECOMENDADOS

O conteúdo do planejamento estratégico (12)

O conteúdo do planejamento estratégico (12)

20 de janeiro de 2023
O pricing em cada posicionamento competitivo (38)

O pricing em cada posicionamento competitivo (38)

15 de fevereiro de 2024

POSTS POPULARES

  • Agronegócio e agribusiness: tem diferença? (14)

    Agronegócio e agribusiness: tem diferença? (14)

    0 Ações
    Compartilhar 0 Twittar 0
  • Preço margem zero, é viável? (32)

    0 Ações
    Compartilhar 0 Twittar 0
  • Gestor de preços: o que faz? (9)

    0 Ações
    Compartilhar 0 Twittar 0

Posts Recentes

  • Como flexibilizar seus preços
  • O case da Kill-Insect (46)
  • A dura verdade do pricing (45)

Nuvem de Tags

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 46 47
  • Início
  • Posts por categoria
  • Vídeo e Áudios
  • Livros
  • Sobre o Autor
  • Contato

© 2023 Artebiz

Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Início
  • Posts por Categoria
    • Pricing
    • Agronegócio
    • Custos
    • Planejamento
  • Vídeo e áudios
  • Livros
  • Sobre o Autor
  • Contato

© 2023 Artebiz