Descomplicando Pricing
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Início
  • Posts por Categoria
    • Pricing
    • Agronegócio
    • Custos
    • Planejamento
  • Vídeo e áudios
  • Livros
  • Sobre o Autor
  • Contato
  • Início
  • Posts por Categoria
    • Pricing
    • Agronegócio
    • Custos
    • Planejamento
  • Vídeo e áudios
  • Livros
  • Sobre o Autor
  • Contato
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Descomplicando Pricing
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Inicial Todas as categorias Pricing

O estol da margem (31)

por Claudio Luiz Eckhard
29 de setembro de 2023
em Pricing
0
O determinismo produto-preço (21)

Estol da margem é a perda de sustentação da margem de rentabilidade do objeto de venda. O termo deriva do inglês stall usado na aviação e na aerodinâmica para indicar a perda da capacidade de sustentação aérea de um objeto em deslocamento.

O fenômeno estol da margem decorre da queda do preço e/ou do aumento do custo do objeto de venda sem que haja uma alteração no mesmo sentido e com a mesma intensidade em sua contraparte, seja ela custo ou preço.

Em outras palavras, para a margem de rentabilidade não diminuir, quando o preço do objeto de venda cai seu custo precisa recuar, no mínimo, o mesmo valor. E quando seu custo aumenta, seu preço precisa crescer, no mínimo, igual montante. Isto não acontecendo, em ambas as situações ocorrerá o estol da margem.

Para Michael Porter, essa perda de sustentação costuma ocorrer em razão das deficiências apresentadas pelo ofertante na manutenção e geração do valor de sua oferta, pela erosão de sua vantagem competitiva causada pela atuação de seus concorrentes e em decorrência da evolução ocorrida na indústria a qual pertence.

Do ponto de vista do pricing, são seis as principais razões que levam ao declínio do preço do objeto de venda: (1) mudanças ocorridas no mercado comprador ou consumidor, (2) ação dos concorrentes, (3) problemas de qualidade do produto ou serviço ofertado, (4) equipe de venda deficiente, (5) falhas no atendimento a clientes e (6) comunicação ineficaz com o mercado.

Já dentre os motivos da ascensão do custo da oferta destacam-se: (1) alta do preço dos insumos, (2) aumento dos custos de logística, (3) acréscimo nos custos de comercialização, (4) obsolescência das instalações, (5) queda de produtividade, (6) alteração significativa nos procedimentos operacionais, (7) mudanças na linha de produtos (8) problemas no controle de qualidade, (9) elevação dos custos indiretos, (10) aumento dos encargos financeiros (11) imobilizações sem o devido retorno, (12) deseconomias de escala e (13) onerações tributárias adicionais, tal qual expõe o esquema a seguir.

Não obstante tais causas serem conhecidas, muitos gestores têm dificuldade para superá-las. Esta dificuldade é causada não só pela insistência em modos de atuação que foram bem sucedidos no passado porém se encontram ultrapassados, mas também pela carência de expertise para liderar mudanças em profundidade, pela falta de uma visão correta do mercado e pelo receio de fracassar.

Tags: 31
Claudio Luiz Eckhard

Claudio Luiz Eckhard

Autor de "Pricing no Agribusiness: preços, custos e margens".

Posts Relacionados

Como flexibilizar seus preços
Pricing

Como flexibilizar seus preços

25 de outubro de 2024
A dura verdade do pricing (45)
Pricing

A dura verdade do pricing (45)

25 de maio de 2024
Preço psicológico (44)
Pricing

Preço psicológico (44)

14 de maio de 2024

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVRO: PRICING NO AGRIBUSINESS


Quer melhorar sua margem?

Saiba como definir e gerenciar seus preços e melhorar a rentabilidade das vendas.

Pricing no Agribusiness: preços, custos e margens

SOBRE O AUTOR



Claudio Luiz Eckhard é consultor de empresas e autor dos livros “Ajustando o Rumo”, “Gestão pela Margem”, “A Empresa Saudável” e “Pricing no Agribusiness”.

POSTS RECOMENDADOS

Os componentes do custo do objeto de venda (41)

Objetos de custeio no pricing (28)

18 de agosto de 2023
O determinismo produto-preço (21)

A diferenciação e suas armadilhas (43)

30 de abril de 2024

POSTS POPULARES

  • Agronegócio e agribusiness: tem diferença? (14)

    Agronegócio e agribusiness: tem diferença? (14)

    0 Ações
    Compartilhar 0 Twittar 0
  • Preço margem zero, é viável? (32)

    0 Ações
    Compartilhar 0 Twittar 0
  • Gestor de preços: o que faz? (9)

    0 Ações
    Compartilhar 0 Twittar 0

Posts Recentes

  • Como flexibilizar seus preços
  • O case da Kill-Insect (46)
  • A dura verdade do pricing (45)

Nuvem de Tags

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 46 47
  • Início
  • Posts por categoria
  • Vídeo e Áudios
  • Livros
  • Sobre o Autor
  • Contato

© 2023 Artebiz

Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Início
  • Posts por Categoria
    • Pricing
    • Agronegócio
    • Custos
    • Planejamento
  • Vídeo e áudios
  • Livros
  • Sobre o Autor
  • Contato

© 2023 Artebiz