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Os propósitos endógenos do preço (35)

por Claudio Luiz Eckhard
22 de dezembro de 2023
em Pricing
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Os propósitos endógenos do preço (35)

O propósito do preço depende da parte envolvida na negociação.

Para o ofertante, o propósito do preço é obter o maior valor possível por sua capacidade de atender uma ou mais necessidades ou desejos do comprador. Já para o comprador, é satisfazer com o menor custo possível, para ele próprio ou para quem ele represente, uma ou mais de suas necessidades ou desejos.

Além desse propósito principal, o ofertante costuma ter outros, complementares e bastante específicos  que, em conjunto, compõe o quadro dos propósitos internos (endógenos) e externos (exógenos) da precificação.

Dentre os propósitos endógenos do pricing cabe destacar:

  1. Quanto à rentabilidade
    – maximizar a rentabilidade do ofertante, de sua linha de produtos e de cada oferta em particular.
  2. Quanto à receita e fluxo de caixa
    – gerar um fluxo contínuo de recursos financeiros que possibilite, além de remunerar os investidores do empreendimento, atender os compromissos operacionais e as necessidades de investimento do ofertante.
  3. Quanto ao nível de atividade
    – aumentar o nível de atividade e, com isso, melhorar a ocupação das instalações, o aproveitamento dos materiais, a eficiência da mão de obra e a diluição de custos fixos.
  4. Quanto a novos produto
    – tornar viável o lançamento de novos produtos e serviços levando em conta, além dos objetivos do ofertante, o seu valor para os compradores e a reação dos concorrentes.
  5. Quanto ao potencial da linha de produtos
    – explorar ao máximo o potencial de geração de lucro de cada produto ou serviço, de cada cliente e de cada segmento de mercado através da prática de preços mínimos, preços diferenciados e sobrepreços.
  6. Quanto ao composto de oferta
    – propiciar a venda de outros produtos ou serviços do ofertante via pacotes de oferta, ofertas que se complementam, benefícios cruzados ou, simplesmente, pela comparação da relação preço-benefício das ofertas existentes.
  7. Quanto ao volume de estoque
    – diminuir a quantidade estocada e liberar espaço de armazenagem reduzindo, com isso, os custos e limitações que o mesmo dá origem.
  8. Quanto aos estoques indesejáveis
    – reduzir os estoques de produtos obsoletos, fora de linha, fora de moda, de curta validade ou altamente perecíveis.
  9. Quanto às transferências entre partes relacionadas
    – transferir estoques, custos, receita ou lucro de/ou para outra unidade da mesma empresa ou de/ou para outra empresa do mesmo grupo econômico usando preços que atendam os interesses das partes envolvidas.
  10. Quanto às operações comerciais relevantes
    – viabilizar contratos de exportação, propostas de licitação, encomendas de grande porte, fornecimentos por longo prazo, vendas a clientes âncora e negociações que confiram especial prestígio ao ofertante.
Tags: 35
Claudio Luiz Eckhard

Claudio Luiz Eckhard

Autor de "Pricing no Agribusiness: preços, custos e margens".

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Pricing no Agribusiness: preços, custos e margens

SOBRE O AUTOR



Claudio Luiz Eckhard é consultor de empresas e autor dos livros “Ajustando o Rumo”, “Gestão pela Margem”, “A Empresa Saudável” e “Pricing no Agribusiness”.

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