Descomplicando Pricing
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Início
  • Posts por Categoria
    • Pricing
    • Agronegócio
    • Custos
    • Planejamento
  • Vídeo e áudios
  • Livros
  • Sobre o Autor
  • Contato
  • Início
  • Posts por Categoria
    • Pricing
    • Agronegócio
    • Custos
    • Planejamento
  • Vídeo e áudios
  • Livros
  • Sobre o Autor
  • Contato
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Descomplicando Pricing
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Inicial Todas as categorias Agronegócio

O case da Kill-Insect (46)

por Claudio Luiz Eckhard
17 de outubro de 2024
em Agronegócio
0
O case da Kill-Insect (46)

A Kill-Insect era uma empresa familiar que fabricava inseticidas a base de piretrina natural extraída da flor do piretro, uma planta endêmica da região onde a empresa se instalara.

Após duas décadas de sucesso como produtora de seu princípio ativo e de alguns inseticidas líquidos e sólidos – a exemplo da espiral repelente de insetos da imagem a seguir – a empresa passou a enfrentar sérias dificuldades relacionadas à demanda, preço e lucratividade de seus produtos.

Essas dificuldades eram consequência do advento dos piretróides sintéticos, da entrada de novos competidores em seu mercado, da concorrência dos repelentes em aparelhos elétricos com refil e dos sprays aerossóis, de uma força de vendas fragilizada e da falta de sintonia com seus clientes.

Além disso, a empresa possuía elevados custos de produção gerados pelo remanescente sistema de parceria rural, processos industriais um tanto artesanais, instalações industriais ultrapassadas e uma mão de obra pouco qualificada que causava problemas de produtividade, de qualidade e de ordem trabalhista.

Em que pese tais deficiências, a empresa possuía uma marca reconhecida, uma situação financeira consolidada, bons fornecedores, dominava a tecnologia envolvida e seu mercado estava em expansão. Tudo o que precisava ser feito para superá-las era promover as alterações que já se manifestavam como necessárias.

Para isso, a percepção correta do mercado poderia ser obtida com a participação de  seus dirigentes em feiras especializadas, reuniões com a equipe de vendas e visitas aos principais clientes. O planejamento do futuro da empresa, a partir do benchmarking de alguns players bem sucedidos. E a reestruturação operacional, recrutando profissionais especializados, atraindo fornecedores de tecnologia, lançando novos produtos, reconfigurando as instalações fabris e revisando as práticas comerciais e de comunicação com seus clientes.

Nada disso aconteceu. Por fim, alguns anos depois, a empresa foi vendida.

Em seu lugar, os novos proprietários da empresa profissionalizaram sua gestão, modernizaram suas instalações, qualificaram sua linha de produtos e adotaram práticas mercadológicas condizentes com seus propósitos de participação de mercado e lucratividade, no que foram bem-sucedidos.

Feito isso, seus problemas de preço deixaram de existir.

Nota: Kill-Insect é um nome fictício.

Tags: 46
Claudio Luiz Eckhard

Claudio Luiz Eckhard

Autor de "Pricing no Agribusiness: preços, custos e margens".

Posts Relacionados

Peculiaridades dos produtos agropecuários (26)
Agronegócio

Peculiaridades dos produtos agropecuários (26)

10 de julho de 2023
Vantagens comparativas do agronegócio brasileiro (15)
Agronegócio

Vantagens comparativas do agronegócio brasileiro (15)

18 de fevereiro de 2023
Agronegócio e agribusiness: tem diferença? (14)
Agronegócio

Agronegócio e agribusiness: tem diferença? (14)

10 de fevereiro de 2023

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVRO: PRICING NO AGRIBUSINESS


Quer melhorar sua margem?

Saiba como definir e gerenciar seus preços e melhorar a rentabilidade das vendas.

Pricing no Agribusiness: preços, custos e margens

SOBRE O AUTOR



Claudio Luiz Eckhard é consultor de empresas e autor dos livros “Ajustando o Rumo”, “Gestão pela Margem”, “A Empresa Saudável” e “Pricing no Agribusiness”.

POSTS RECOMENDADOS

Pricing, o que significa afinal? (1)

Pricing, o que significa afinal? (1)

4 de novembro de 2022
Peculiaridades dos produtos agropecuários (26)

Custeio dos derivados de matéria prima única (42)

12 de abril de 2024

POSTS POPULARES

  • Agronegócio e agribusiness: tem diferença? (14)

    Agronegócio e agribusiness: tem diferença? (14)

    0 Ações
    Compartilhar 0 Twittar 0
  • Preço margem zero, é viável? (32)

    0 Ações
    Compartilhar 0 Twittar 0
  • Gestor de preços: o que faz? (9)

    0 Ações
    Compartilhar 0 Twittar 0

Posts Recentes

  • Como flexibilizar seus preços
  • O case da Kill-Insect (46)
  • A dura verdade do pricing (45)

Nuvem de Tags

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 46 47
  • Início
  • Posts por categoria
  • Vídeo e Áudios
  • Livros
  • Sobre o Autor
  • Contato

© 2023 Artebiz

Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Início
  • Posts por Categoria
    • Pricing
    • Agronegócio
    • Custos
    • Planejamento
  • Vídeo e áudios
  • Livros
  • Sobre o Autor
  • Contato

© 2023 Artebiz