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Pricing, o que significa afinal? (1)

por Claudio Luiz Eckhard
4 de novembro de 2022
em Pricing
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Pricing, o que significa afinal? (1)

O termo pricing, em inglês, é sinônimo de precificação. Significa atribuir um preço a algo (no dicionário Oxford consta “o ato de decidir quanto cobrar por algo”)..

Sendo assim por que usamos o termo pricing e não precificação? Por imitação? Para demostrar conhecimento? Por ser anglo-saxão?

Provavelmente por nenhuma dessas razões, mas sim porque pricing nos remete à ideia de escolhas estratégicas, enquanto precificação ao simples ato de atribuir, marcar, definir um preço.

Frequentemente ouvimos a expressão “tal acontecimento já está precificado pelo mercado”. Ela quer dizer que os agentes econômicos já atribuíram um valor ao acontecido. Isso reativamente, sem uma análise mais complexa de suas opções e propósitos alternativos.

Para explicá-lo melhor usemos o exemplo de um supermercado. A precificação seria o ato de, cada vez que o preço de compra se modificasse, o gerente do estabelecimento aplicaria a taxa de marcação (markup) de, digamos, 40% sobre o custo, estabelecendo o novo preço a ser cobrado.

Já no pricing, antes da remarcação o gestor de preços tentaria identificar quais os efeitos do novo preço nas demais ofertas da loja e frente aos vários segmentos de sua clientela.

Na prática, este mesmo gestor levaria em conta:
– qual o volume de venda do produto;
– qual a rentabilidade histórica do produto;
– quais são seus concorrentes diretos e indiretos;
– qual a provável percepção de seus clientes frente ao novo preço;
– se o produto é “de combate” ou de prestígio;
– se está ancorado ou ancora outros preços;
– se ele complementa ou é complementado por outros produtos;
– se seu preço é premium, normal ou sacrificado;
– se o produto é líder ou seguidor;
– qual a posição e o espaço do produto na prateleira;
– se ele é objeto de campanhas promocionais e promoções de preço;
– qual a reação provável de seus concorrentes
 e assim por diante.

Essa, então, seria a abordagem do pricing em lugar da simples remarcação do preço final.

Nada impede, contudo, de usarmos o termo “precificação” para este mesmo tipo de abordagem.

Ao contrário, até faz bem.

Tags: 1
Claudio Luiz Eckhard

Claudio Luiz Eckhard

Autor de "Pricing no Agribusiness: preços, custos e margens".

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SOBRE O AUTOR



Claudio Luiz Eckhard é consultor de empresas e autor dos livros “Ajustando o Rumo”, “Gestão pela Margem”, “A Empresa Saudável” e “Pricing no Agribusiness”.

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